Truco Mineiro

Vocês conhecem o Truco Mineiro? Dando uma olhadinha nos posts antigos aqui do blog, não achei nada falando sobre essa modalidade de truco que eu gosto tanto. Não entendi por que – devo ter esquecido de escrever sobre ele! Risos… De qualquer forma, fiz esse texto bem completo que explica como jogar bem direitinho, tá? Hahahaha! Vale lembrar que o truco mineiro é jogado com o baralho ESPANHOL, pois o jogo surgiu na Europa, principalmente em regiões da Espanha e da Itália também. O jogo ficou popular na América do Sul e Brasil principalmente pelos  imigrantes italianos, portugueses e espanhóis – a maioria que foi morar em São Paulo e em Minas Gerais – daí o “truco mineiro”.

É um jogo disputado em mãos, ou seja, cada mão vale 2 pontos (a princípio) e ganha a partida aquela dupla (ou trio) que conseguir fazer 12 pontos.

As mãos são divididas em 3 rodadas (chamadas de VAZA). Em cada rodada, os jogadores colocam uma de suas cartas na mesa. O que tiver a carta mais forte, vence aquela rodada. Aquele que ganhar DUAS rodadas, marca 2 pontos e começa, então, uma nova rodada.

Se rolar empate (chamado de CANGO) na primeira rodada, quem vence é o mesmo que ganhar a segunda rodada. A segunda empatando novamente, aí vai para a terceira. Por fim, se empatar, então não há vencedor e volta uma nova partida. Caso haja empate na segunda ou terceira rodada, o caso inverte: vence o ganhador da primeira rodada.

Entenderam tudo? Qualquer dúvida, me perguntem nos comentários do post, ok?

Até mais, galera.

3 Responses

  1. GABRIEL
    GABRIEL 21/01/2013 at 18:06 | | Reply

    AXO UMA PENA N TER TRUCO MINEIRO SO APAIXONADO POR ESSE TRUCO MELHOR DO MUNDO :D

  2. williamleonardo
    williamleonardo 14/03/2013 at 01:18 | | Reply

    jogar trucoe bom demIS

  3. joao victor e.v.l
    joao victor e.v.l 16/07/2013 at 23:43 | | Reply

    e.v.l

Leave a Reply